-
Arquitetos: Martins Architecture Office
- Área: 660 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:NUDO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto trata da renovação da casa da Quinta de Zebros, inicialmente concebida para hospedar monges no século XIII. A casa pertence à mesma família desde o século XIX e foi tendo diferentes funções tais como casa de trabalhadores agrícolas ou residência do seu último proprietário que a foi adaptando ao longo dos anos 90. No decorrer do processo, percebemos que partes da casa tinham sido transformadas numa sucessão de áreas habitadas sem uma tipologia estruturada.
A proposta preservou todos os elementos com valor histórico ou simbólico identificado na traça de construção erudita, visíveis na talha da pedra ou na assemblagem das madeiras. Os espaços da casa foram mantidos mas reorganizados tipologicamente, proporcionando um ambiente adaptado à vida contemporânea.
A rede de infraestruturas é nova na sua totalidade e integrada subtilmente na estrutura de casa existente. Técnicas e materiais em madeira, pedra local, ferro e estuque foram explorados preferencialmente como princípios de desenho.
Algumas excepções devem ser entendidas.
O desenho foi um recurso para marcar este tempo, o nosso tempo.